Dojoweb

Kendo: o caminho da espada japonesa.

Se existe uma figura que mexe com o imaginário ocidental é o samurai. E existe uma arte marcial que traz essa imagem de forma imediata: o Kendo.

Conheça o Kendo!
Photo by B Vi on Unsplash

Traduzido literalmente, o Caminho da Espada é uma arte marcial com suas raízes na antiguidade, mas é uma criação “moderna”, sendo o termo criado em 1912 conforme o site da Federação Japonesa de Kendo

Compilada a partir das diversas escolas de esgrima no Japão, o Kendo como conhecemos hoje surgiu da necessidade de preservar as técnicas de combate mas dentro de um espírito de desenvolvimento humano, pessoal, não mais para matar. Este tipo de movimento aconteceu com diversas artes marciais, onde o Jutsu (técnica) deu lugar ao Do (caminho).

Segundo o site da Confederação Brasileira de Kendo, os objetivos da arte são:

Moldar a mente e o corpo,
cultivar um espírito vigoroso,
e, através do treino correto e rígido,
ter por objetivo a melhoria de sua habilidade na arte do Kendo,
estimar a cortesia e a honra,
relacionar-se com os outros com sinceridade
e sempre buscar cultivar a si mesmo.
Isto vai permitir desenvolver a capacidade de:
amar seu país e sua sociedade,
contribuir para o desenvolvimento da cultura
e promover a paz e a prosperidade entre todas as pessoas.

Como é o treino de Kendo

O treino em geral é dividido em aquecimento corporal, que tem uma certa padronização em todos os dojo. Após o aquecimento físico, vem a sessão de suburi, movimentos com a espada de bambu chamada de shinai.

Depois disto, existe a parte das reverências e cumprimentos para então, começar o treino propriamente dito.

O treino será dividido em Kihon (os fundamentos, ou técnicas) feitos de maneira individual ou em duplas. Também acontece o treino dos kata (série de movimentos pré-programados) com a bokuto, espada esta de madeira, semelhante no desenho à katana.

Por fim o treino terá o uso do Bogu, a famosa armadura que tanto destaca o Caminho da Espada das outras artes marciais. Composto de Men (capacete), Do (protetor de tórax), Kote (luvas) e Tare (protetor de quadril). Neste momento haverá mais contato entre os alunos, com práticas como o Kirikaeshi e o combate em si.

Photo by ARTHUR YAO on Unsplash

Para saber mais detalhes da rotina de treinamento, recomendamos este excelente artigo do site Tsurugi no Michi, que conta toda a rotina e particularidades da arte.

Então para conhecer esta arte, procure um dojo de Kendo em sua cidade e descubra o Caminho da Espada. Mais do que uma luta, é um caminho para conhecer a si mesmo!


Se precisar de uma ajuda para gerenciar o seu centro de lutas, academia ou dojo, conte com o DojoWebCrie sua conta e teste grátis por 15 dias.

Sair da versão mobile